terça-feira, 28 de julho de 2015

ANOS 20 - A "LEI SECA AMERICANA"

Em 1917, o Congresso norte americano aprovou uma resolução de emenda à Constituição dos Estados Unidos para proibir a venda, importação, exportação, fabricação e transporte de bebidas alcoólicas em todos os Estados Unidos. Começava a "LEI SECA" americana, adotada em outubro do mesmo ano.




O álcool, entretanto, continuou a ser produzido clandestinamente e importado ilegalmente dos países vizinhos, acarretando um aumento considerável da criminalidade organizada. O álcool se tornou um dos principais artigos da indústria subterrânea, pois a ilegalidade da prática resultou em preços elevados no mercado negro. É a época de Al Capone e outros chefes da máfia americana, que fizeram milhões de dólares por contrabando e venda ilegal, envolvendo uma rede de corrupção de policiais e autoridades envolvidas na fiscalização.










Pois com a proibição, a demanda só fez crescer. Há registro de inúmeros casos em que os cidadãos compraram licor massivamente durante as últimas semanas de 1919, já que a lei entrou em vigor em 17 de janeiro de 1920, perdurando até 07 de abril de 1933. Muitos dos crimes mais graves registrados na década de 20, nos EUA, incluindo roubo e assassinato, foram o resultado direto dos negócios ilegais de álcool que operaram durante a Lei Seca.










A Lei Seca americana teve reflexos e foi discutida em todo o mundo.

E na OPERETA MARUMBY, Benedito Nicolau dos Santos pontua a questão com uma alegre comemoração à criação de um "novo licor", batizado "Marumby", o licor do Paraná.

E assim, descobrindo as curiosidades de época, prosseguem os ensaios da OPERETA MARUMBY!


À esquerda, embaixo: Rodolpho, Thyncia, Célia, Werner, João. Acima, Heitor, Luiz, Melody, Elaine, Gisleine. No alto Renato, James, e o maestro Isaque Lacerda. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário