quinta-feira, 16 de julho de 2015

OS LOUCOS ANOS 20

Ao compor a OPERETA MARUMBY, Benedito Nicolau dos Santos faz um apanhado sobre como Curitiba viveu os “Loucos Anos 20”.

E a década de 20 foi um período bastante peculiar, que se mantém na memória popular como um tempo de alegria, beleza e despreocupação, com segurança econômica, grandes avanços científicos e de confiança no futuro.





Na década anterior, a assustadora Primeira Guerra Mundial (1915/1918) e o temível surto de gripe espanhola (1918/1919) haviam modificado costumes na sociedade ocidental. A Primeira Guerra exigiu o esforço de um grande número de soldados, e a falta de uma geração de homens fez com que as mulheres fossem encorajadas a substituí-los como força de trabalho, inclusive nas indústrias bélicas, nos hospitais, transportes e até em campos de guerra. 



Com isso, mulheres começaram a sair sozinha às ruas, e a obter uma independência que seria impensável nas décadas anteriores. A nova rotina diária imediatamente motivou mudanças de vestuário, a moda tornou-se mais modesta, prática e fácil de usar. Os espartilhos foram abandonados, e o visual “cheio de curvas” e sofisticado foi substituído por um visual andrógino, incorporando calças, macacões, jardineiras e vestidos longilíneos.




Porém, após a Primeira Guerra, o mundo ocidental conheceu uma época de recuperação e de prosperidade, e um clima de confiança, tanto na economia quanto em relação ao futuro.






Eram os “Loucos Anos 20”, a era do jazz, do charleston, dos cabarets, das casas de chá e dos clubes, e da preferência pelo teatro no lugar do cinema. 






















Nesta década houve um grande desenvolvimento da ciência, uma verdadeira explosão do saber científico, com descobertas significativas nas áreas da física, astronomia, medicina, psicologia, história, biologia, medicina. É neste período que se tornam conhecidos nomes como Einstein e sua Teoria da Relatividade e do Big Bang como explicação para a origem do Universo, que Freud divulga sua Teoria da Psicanálise, e que Fleming descobre a penicilina.





Também houve grande desenvolvimento na imprensa e a criação de vários jornais, revistas, e o surgimento de grandes cadeias de rádio como a NBC e a BBC. Na esteira desta publicidade, o teatro, as exposições de arte e o esporte também ganharam novo fôlego.











No Brasil, os novos tempos foram representados pela Semana da Arte Moderna, que aconteceu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro reunindo os grandes nomes do Movimento Modernista nas artes plásticas, música e literatura.




Infelizmente, a sensação de paz e segurança, de crescimento e de confiança no futuro não duraria mais do quê uma década. 







Investir em ações de empresas quase havia se tornado um modismo dos anos 20, e mais dinheiro era gerado com especulação do quê com produção de bens. 




No início de 1929 – ou seja, no ano seguinte da estréia da OPERETA MARUMBY -, empresários norte americanos perceberam que havia uma baixa na produção de aço, na construção civil e na venda de automóveis, afetando as bolsas de valores onde ações destas empresas eram comercializadas.


A venda das ações tomou proporções catastróficas e atingiram seu clímax no dia 24 de outubro de 1929, que ficou conhecida como a “Quinta Feira Negra”.




Era o fim de um sonho. Os Loucos Anos 20 haviam acabado.





O “crash” da Bolsa de Valores de Wall Street teve repercussões dramáticas, atingindo bancos, produção agrícola e industrial. De uma hora para a outra, a miséria atingiu as cidades e o campo. A crise americana depressa atingiu outros países, e entre 1929 a 1933 a economia mundial conheceu a Grande Depressão e sucessivas dificuldades até que, em 1939, inicia a II Grande Guerra Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário